Sobre a Converus

Sobre a Converus

Uma Equipe em Nível Mundial de Cientistas e Profissionais de Negócios

A ideia de criar uma tecnologia de detecção de mentiras pela análise do comportamento ocular surgiu em 2003. Mas o precursor do EyeDetect da Converus na verdade surgiu décadas antes.

John Kircher
David Raskin

Os professores John C. Kircher (esquerda) e David C. Raskin (direita) são cientistas reconhecidos internacionalmente e altamente respeitados na comunidade polígrafa. Oferecem frequentemente consultoria e palestras sobre o assunto, bem como orientação à comunidade polígrafa, agências governamentais, legislaturas e tribunais.

Publicaram pesquisas sobre a tecnologia polígrafa pela primeira vez na década de 1970, e então passaram 10 anos desenvolvendo o software e hardware para o primeiro sistema polígrafo computadorizado do mundo, que passou a ser comercializado em 1991. Reconheceram a necessidade de encontrar novos métodos de detecção de mentiras que pudessem complementar o polígrafo.

Em 2002, John Kircher e seu colega, Doug Hacker (direita), um psicólogo educacional especializado na psicologia da leitura, viajavam para Seattle, para escalar o Monte Rainier. No caminho, eles se perguntavam se as alterações nos movimentos oculares e tamanho pupilar ao ler e responder a perguntas sobre um crime poderia revelar mentiras. “Será que alterações na carga cognitiva afetariam o olho de tal modo que nós possamos capturar essas mudanças, para prever, de forma precisa como o polígrafo, se alguém está mentindo ou não?”

Então, a ideia de um teste de mentiras ocular-motor (ocular-motor deception test – ODT) nasceu – para mais tarde ser patenteada como EyeDetect.

Doug Hacker
Anne Cook
Dan Woltz

Em 2003, os professores Kircher e Hacker formaram uma equipe de cientistas que incluía os cientistas Anne Cook (esquerda) e Dan Woltz (direita). Eles começaram a trabalhar em conjunto para produzir e validar uma solução em ODT.

Em 2006, uma dissertação do Instituto Osher documentou o primeiro estudo em laboratório demonstrando a eficácia do ODT. Um segundo estudo científico formal realizado em 2008 confirmou a eficácia da tecnologia ODT, e seus resultados foram publicados em uma Dissertação do Instituto Webb em agosto do mesmo ano.

Em outubro de 2009, foi fundada a Credibility Assessment Technologies LLC (CAT), para começar a desenvolver o trabalho de base para colocar essa tecnologia no mercado.

Em 12 de dezembro de 2013, a empresa trocou oficialmente de nome para Converus, Inc. O nome Converus deriva de duas palavras latinas: “con” (que significa “com”) e “verus” (que significa “verdade”).

Após 10 anos de aprimoramento do EyeDetect pela equipe de cientistas da Converus, essa tecnologia inovadora emergiu como um método viável e complementar ao polígrafo para aplicações corporativas e governamentais. A visão da Converus é o fornecimento de soluções confiáveis e inovadoras para a indústria de detecção de mentiras.

Linha do Tempo

1 January, 1921

Invenção do Primeiro Polígrafo Moderno por John Augustus Larson, estudante de medicina na Universidade da Califórnia em Berkeley.

1 January, 1939

O FBI (Federal Bureau of Investigation) Passa a Usar o Polígrafo

1 January, 1991

John C. Kircher e David C. Raskin Computadorizam o Polígrafo

1 January, 2002

Os cientistas John Kircher e Doug Hacker Têm a Ideia de desenvolver uma tecnologia de detecção de mentiras baseada na análise dos olhos durante a leitura e resposta de perguntas de verdadeiro/falso.

1 January, 2003

Os cientistas John Kircher e Doug Hacker Formam uma Equipe de Cientistas incluindo Anne Cook e Dan Woltz para produzir e validar um teste de mentiras ocular-motor (ODT).

1 August, 2006

Primeiro Estudo Científico Formal Confirma a Tecnologia ODT. Os resultados são publicados em uma Dissertação do Instituto Osher.

1 September, 2008

Segundo Estudo Científico Formal Confirma a Eficácia da Tecnologia ODT. Os resultados são publicados em uma Dissertação do Instituto Webb.

1 January, 2009

David Raskin Entra para a Equipe de Cientistas

1 October, 2009

A Credibility Assessment Technologies LLC é fundada, para começar a desenvolver o trabalho de base para disponibilizar essa tecnologia ODT ao mercado.

1 January, 2012

A Equipe de Cientistas Conduz Testes de Campo nos Estados Unidos

30 April, 2012

A Tecnologia ODT passa por uma Análise por Pares. Publicação no Journal of Experimental Psychology: Applied.

1 January, 2013

Alta Ventures Investe na Credibility Assessment Technologies, com o objetivo de acelerar a comercialização da tecnologia.

1 March, 2013

Greg Parkinson entra para a equipe como Chefe de Arquitetura de Software.

1 September, 2013

A Tecnologia ODT Recebe o Nome Comercial EyeDetect™.

1 October, 2013

Todd Mickelsen é Nomeado Presidente e CEO

1 November, 2013

Mais Pesquisas São Conduzidas em Monterrey, México, e os algoritmos da tecnologia são otimizados para o mercado latino-americano.

12 December, 2013

O Nome da Empresa é Alterado para Converus, Inc. O nome Converus deriva de duas palavras latinas: “con” (que significa “com”) e “verus” (que significa “verdade”).

8 April, 2014

O EyeDetect É Lançado em uma coletiva de imprensa na Cidade do México.

22 May, 2014

A Primeira Estação EyeDetect é Enviada

1 July, 2014

Russ Warner Entra para a Equipe como VP [Vice-Presidente] de Operações e Marketing; e Neal Harris como VP de Vendas Mundiais

1 September, 2014

Ben Stout Entra para a Equipe como Diretor de Tecnologia

1 February, 2015

Converus é Indicada para o prêmio Hot 100 List do Utah Venture Entrepreneur Forum (UVEF)

1 April, 2015

Morgan Freeman Inclui o EyeDetect no programa “Through the Wormhole” (“Pelo Buraco da Minhoca”) do Science Channel.

1 August, 2015

O EyeDetect Começa a Ser Vendido nos EUA. O Departamento de Polícia de Salt Lake é o primeiro cliente.

15 September, 2015

Converus Nomeia Fernando Ferreira como VP de Vendas na América Latina e Caribe

1 January, 2016

O EyeDetect Atinge a Marca de 175 Clientes em Vários Países

1 August, 2016

Mark Handler Renuncia ao Cargo de Membro do Conselho Consultivo da Converus e passa a integrar a empresa como Diretor de Serviços Profissionais.

1 January, 2017

Converus Atinge a Marca de 350 Clientes em 22 Países